Planejamento estratégico: como ele pode ajudar no crescimento da empresa?



Frente ao mercado competitivo, um dos conceitos que mais tem se destacado entre administradores de empresas é o planejamento estratégico. Independente do porte da organização, o processo é fator determinante para disciplinar o seu desenvolvimento e direcionar as ações dos gestores rumo ao sucesso, permitindo que a empresa obtenha diferenciais reais diante da concorrência.

O que é e por que é importante para o seu negócio

O planejamento estratégico é um método que busca orientar os gestores da organização na tomada de decisões, direcionando a mobilização de recursos a fim de conquistar os objetivos propostos. Pode ser considerado como um GPS, que permite à empresa estabelecer o caminho a ser seguido para melhorar os seus índices de qualidade.  

A implantação do planejamento na rotina dos colaboradores auxilia na identificação de novas oportunidades de mercado. A partir de seus questionamentos, é possível conhecer a fundo a cultura da empresa e seus valores, tornando suas metas claras e bem estruturadas.

Além disso, o processo de articulação dos interesses da empresa requer o engajamento de todo o time de funcionários junto às lideranças, o que se torna uma excelente forma de motivar as equipes. Assim, cria-se um ambiente em que todos se sentem responsáveis e igualmente recompensados pelo sucesso.

Como iniciar um planejamento estratégico

Para que o planejamento seja eficaz, é importante manter a disciplina e seguir um cronograma de etapas estruturado, a fim de garantir a proatividade da equipe e a clareza quanto aos diferenciais para o sucesso da organização. 

Portanto, uma boa liderança deve assegurar que sua estratégia leve em conta os seguintes passos:

1. Determinar o posicionamento da empresa
Antes de começar a planejar suas estratégias de crescimento, é fundamental que se tenha compreendido o posicionamento atual do negócio, como o segmento que se deseja atingir, a proposta de valor e as características que representam a sua identidade organizacional.
Esta etapa envolve olhar para o ambiente interno e identificar suas forças e fraquezas, comparando-o com o ambiente externo, com suas oportunidades e ameaças. 

2. Definir as metas e indicadores de sucesso
Após a análise, já é possível definir os objetivos do negócio, que devem ser tangíveis, mensuráveis e coerentes com o propósito da empresa. Além disso, é de extrema importância estabelecer os indicadores de desempenho, que permitirão acompanhar o andamento do projeto e avaliarão o sucesso da equipe. As metas a serem conquistadas precisam envolver toda a organização. Portanto, cada setor deve ter seus próprios objetivos e indicadores.

3. Construir um plano de ação
Sabendo onde se quer chegar, o caminho fica mais claro para começar a trabalhar em busca do crescimento esperado. O plano de ação é o conjunto de atitudes e recursos necessários para atingir os objetivos propostos. É preciso definir um cronograma de ações e delegar seus responsáveis, elencando aquelas que são prioritárias.

4. Mobilizar as equipes
O sucesso do planejamento estratégico acontece quando toda a equipe está alinhada com os objetivos. Portanto, permita que todos os funcionários conheçam o projeto e delegue funções para cada um, dando oportunidade para que exponham suas opiniões e dificuldades. Assim, toda a equipe se sentirá valorizada.

5. Analisar os resultados e replanejar 
Mensurar os resultados é essencial para entender como a sua estratégia está se comportando e quais as adequações necessárias para os próximos passos. As reuniões periódicas com a equipe são uma boa forma de apresentar e debater os resultados alcançados. 
Vale lembrar que o planejamento estratégico deve ser revisto constantemente. Assim, garantimos que a empresa esteja sempre progredindo e alinhada com o mercado.

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